domingo, 20 de dezembro de 2009

EDITORIAL

Acolhimento: do Real ao Virtual...
Ao debruçarmos nosso olhar acerca deste nosso Módulo de Acolhimento, penso em estabelecer um diálogo, no sentido do que apropriamos acerca das nossas vivências frente a esta ação e, por conseguinte a própria disciplina.
Neste sentido, dada a importância do Módulo de Acolhimento pensamos em rever o nosso conceito de maneira ampla, geral e irrestrita para que haja um melhor entendimento de onde pretendemos chegar.
O dicionário Houaiss conceitua acolhimento como sendo:
“maneira de receber ou de ser recebido, recepção, consideração”.

Diante do exposto, e não perdendo de vista aquilo que propomos, ou seja, ampliar o olhar acerca dos momentos de acolhimento temos a clareza, que o Módulo em tela teve seu início quando fomos recebidos na secretaria do pólo no momento em que realizamos nossas inscrições.
E pensando no real...
Mais enfaticamente o nosso primeiro momento presencial intitulado como aula inaugural evento este organizado com muita competência pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e que teve como principais objetivos:
Despertar nos alunos o sentimento de pertencimento à UFJF;
Propiciar-lhes a oportunidade de conhecerem o campus universitário e o Reitor;
Apresentar a dinâmica pedagógica dos cursos na modalidade à distância e alguns de seus professores e colegas.

Foi um momento de repleto acolhimento, onde fomos recebidos de braços abertos pelo coletivo de servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora,

Enfim, após a realidade deparamos com a virtualidade do acolhimento que teve como objetivo propor ações a fim de nos levar a ambientação da plataforma Moodle, (utilização de ferramentas facilitadoras no processo de ensino da EaD). O Módulo oportunizou ao aluno o sentimento de comunidade, a capacidade de aprender à distância, o domínio de ferramentas computacionais utilizadas nos cursos à distância da UFJF, o perfil colaborativo para participação e criação de projetos.

Esperamos que o “ACOLHIMENTO” se faça presente em todas as possibilidades do partindo do REAL para o VIRTUAL.

Abraço Grande

G 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário